quarta-feira, 1 de Maio de 2024  00:34
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Dia da Mãe

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Arroz de Polvo

Arroz de Polvo

Limpe cuidadosamente o polvo, retirando toda a viscosidade e bata-o com um maço de madeira para o amaciar. Lave-o em ...
» ver mais receitas


EVENTOS


EXPOSIÇÕES

imprimir resumo

Buen Camino

Buen Camino


de 8 de Janeiro a 20 de Fevereiro/ ano 2011

Museu da Cidade de Aveiro


Exposição de fotografia de Bernardo Conde

Muitas vezes temos vontade de partir. Abrir a porta e sair. A maneira como o nosso quotidiano vai decorrendo em torno da rotina “casa e trabalho” faz com que, por vezes,

tenhamos vontade de nos libertar desses dias banais… O Museu da Cidade expõe assim uma colecção de fotografias resultado de uma experiência de vida em peregrinação a Santiago de Compostela, no Ano Jacobeu, do aveirense Bernardo Conde que pretende partilhar publicamente o seu diário de viagem e aventura.

Muitas vezes temos vontade de partir. Abrir a porta e sair. A maneira como o nosso quotidiano vai decorrendo em torno da rotina “casa e trabalho” faz com que, por vezes, tenhamos vontade de nos libertar desses dias banais.
Com esse sentimento surge a oportunidade de peregrinar. Mais do que caminhar por motivos religiosos ou outros quaisquer, peregrinar, pode ser sinónimo de liberdade, altruísmo, solidariedade, descoberta interior, companheirismo, solidão, ganhos e perdas, balanço, amizade, laços, esforço, essência...tudo o que numa vida se pode ou se deseja abraçar.
Por acreditar que era o momento de viver algo assim, em 2010, Ano Jacobeu por Terras de Santiago, propus-me fazer o chamado Caminho Francês. Um caminho por etapas, que usualmente é iniciado em Saint-Jean-Pied-de-Port (França) até Santiago de Compostela (Espanha).
De mochila às costas, fiz-me ao caminho durante um mês, à espera de tudo sem procurar nada… Era esse o espírito com que parti para esta aventura. Não fossem alguns escolhos e teria percorrido cerca de 800 km. Mas o caminho trouxe-me uma lição: mais que os quilómetros percorridos, o caminho é mais que caminhar, o caminho são as pessoas que se cruzam e entrecruzam e dividem os momentos e as jornadas connosco. É o chamado caminho das pessoas.
A ideia desta exposição surge, assim, no sentido simbólico de, publicamente, partilhar com quem me apoiou antes e durante todo o processo da caminhada. A intenção de partilha surgiu inicialmente num blog quando ainda faltariam cerca de 200 dias para atingir o objectivo de chegar a Santiago.
Foi nesse blog “200 dias para Santiago” (http://200dias200days.blogspot.com) que fui construindo um diário de viagem, descrevendo para os outros sentimentos e emoções de tudo quanto estava a viver.
Foi uma maneira de poder retribuir os incentivos de encorajamento que fui recebendo antes de partir…
Mas revelou-se também essencial para sentir, naqueles momentos em que as coisas apertam e por vezes pensamos em desistir, que havia pessoas, aqui deste lado, que me seguiam e apoiavam até ao final do projecto. A exposição reflecte um pouco as paisagens, as pessoas, os símbolos que foram sendo registados ao longo dos dias de caminho.
Aqueles dias, em que, partindo só, me foram dando a oportunidade de, dia após dia, crónica a crónica, construir uma nova família.
Uma família e uma teia de amizades que se fortaleciam, simplesmente, pelo cumprimento tradicional e pelo desejo de conseguir fazer um bom caminho:

Buen Camino!

Horário:
Terça a Sexta-feira das 10h00-13h00 e das 14h00 às 17h30
« Voltar

O Portal d'Aveiro não se responsabiliza por eventuais alterações ou falhas na programação dos eventos culturais listados

Se deseja promover eventos no Portal d'Aveiro contacte agendacultural@aveiro.co.pt

ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®